Páginas

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Gincana de Ciências

Olá colegas,

Apliquei recentemente uma gincana de Língua Portuguesa e Matemática em uma escola que atendo. Fiz uma seleção bacana de itens, todos eles de acordo com a Matriz de Referência do PROEB. A princípio, pensei em dividir a turma em dois times (meninos e meninas) mas os números não colaboraram para uma divisão honesta: o número de mulheres era superior ao dos homens. Parti para o plano B e separei a turma em quatro grupos mistos, com alunos de alto desempenho, médio e baixo. Todos os grupos foram para o fundo da sala ficando à frente quatro quarteiras e o material de apoio (Data Show e Notebook). Pedi que sorteassem entre eles a sequência de alunos que iriam responder aos itens. Cada representante tinha a função de responder ao item selecionado (todos de múltipla escolha) e preencher seu gabarito em uma folha. A cada dois minutos solicitava a troca dos alunos, fazendo com que todos participassem.  Separei as respostas de cada grupo em caixas para não correr o risco de mistura-las. Ao término da atividade presenteei a todos com doces (que coisa feia professor) e um prêmio especial ao grupo vencedor. 

Achei a gincana interessante e uma ótima oportunidade para trabalhar de forma diferente com os alunos. Senti-me na responsabilidade de elaborar uma de Ciências, que agora compartilho com vocês. Sintam-se a vontade em aplica-la da forma que acharem conveniente, até mesmo como trabalho de fim de ano. Ela foi organizada da maneira que imaginei inicialmente: meninas x meninos. Caso não dê certo, façam da maneira mais fácil. Mas o essencial é colocá-los em uma disputa, para dar aquela adrenalina.

A Gincana contém 75 itens, todos de acordo com o CBC, relacionados a habilidades do 6º ao 9º ano. A Matriz de Referência e um modelo de Folha de Resposta estão em anexo. Ao clicarem nos links vocês serão direcionados ao Google Drive. O material da Gincana não estará disponível para visualização, por ser grande demais. Mas basta clicar em "Fazer Download" ou na "seta" do canto superior esquerdo da tela para baixar o material. Vocês serão avisados quanto ao tamanho do arquivo. A Matriz de Referência e a Folha de Resposta estão disponíveis nos dois formatos: visualização e download. 

OBS: Sugiro aplicarem com o 9º ano e após as devidas modificações, aplica-la às demais turmas. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário