Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Modelos: Matriz de Referência e Mapa de Resultados

Segue em anexo um modelo de matriz de referência e um mapa de resultados, ferramentas muito úteis quando o assunto é analisar o progresso dos alunos. Em conjunto, ambos auxiliam o professor a visualizar de maneira ampla o rendimento de cada turma. A matriz de referência é um documento que antecede a avaliação e nela constam dados importantes. As habilidades anteriormente trabalhadas, tipos de questões (objetivas ou operatórias), valor de cada questão e o número de erros por exercício, são dados essenciais em uma matriz de referência. Outro fator não menos importante é o detalhamento dos descritores de Português e Matemática usados na avaliação. Seguindo a metodologia de unir, sucintamente, essas disciplinas às demais áreas, por meio de atividades de ensino ou avaliativas, ter o conhecimento desses descritores é de total importância. O uso de gráficos e outros suportes matemáticos, assim como o universo variado de gêneros textuais, compreendem alguns desses descritores. Não iremos nos ater ao ensino de Português e Matemática, nem devemos, mas sim reforçar tais disciplinas melhorando a compreensão dos alunos a essas linguagens. 
Não são todos os descritores que contemplam as habilidades do CBC/Ciências. Esse fato se justifica, devido a um grupo de descritores serem específicos das suas áreas. O uso de um gabarito na matriz de referência pode ser interessante ao professor, principalmente se todas as questões da avaliação forem de caráter objetivo (múltipla escolha por exemplo). 
O modelo de matriz anexado ao blog é mais detalhado, pois o eixo, temas e tópicos do CBC estão inseridos. Um modelo resumido, e não por isso inviável, seria aquele onde tais complementos fossem descartados, focando apenas nas habilidades, tipos de questões e seu valor, gabarito (no caso de questões objetivas), descritores e o número de erros por exercício.
O mapa de resultados é uma ótima ferramenta para se avaliar as dificuldades dos alunos. É claro que todos os professores compreendem tais dificuldades, mais o mapa facilita essa compreensão e indica o primeiro passo para se reverter esse quadro. Vale lembrar que o mapa é um documento posterior a avaliação e fazer o levantamento das habilidades não alcançadas pela maioria da turma norteia o trabalho do professor.

Matriz de Referência 
 Mapa de Resultados



Um comentário:

  1. sou professora e gostaria de um contato para que eu possa ter acesso ou adquirir os materiais.

    Obrigado

    ResponderExcluir