Páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Habilidades Complementares

Para aqueles que queiram trabalhar com as habilidades complementares, quando essas forem necessárias, sugiro que introduzam o conteúdo com algum vídeo ou atividade prática, para otimização do tempo. No que diz respeito as habilidades relacionadas ao ar, julgo-as essenciais para o conhecimento dos alunos, devido a importância do assunto no cotidiano dos mesmos. O vídeo abaixo evidencia uma experiência onde a pressão atmosférica é observada. A habilidade em questão seria: " Explicar fenômenos diversos envolvendo a pressão atmosférica e pressão em líquidos." Anexei também o artigo mencionado no vídeo, sobre o papel dos gases no experimento realizado. 

OBS: A habilidade pode ser trabalhada com o 6º e 9º ano. 


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

CBC Dividido

Olá Pessoal,

Estou postando um modelo de CBC com as habilidades separadas por série. Ele é extremamente útil quando se quer elaborar um planejamento, pois ajuda a selecionar as habilidades corretas e a quantidade ideal por bimestre. Lembrando que devemos dar prioridade as habilidades obrigatórias para depois trabalharmos as complementares. Como sugestão para otimizar o trabalho de todos, façamos um levantamento do total de habilidades obrigatórias para cada ano. Feito isso, podemos estipular o total de habilidades que iremos trabalhar bimestralmente e vencer todas as obrigatórias até o fim do ano.

OBS: O professor tem total liberdade para mesclar as habilidades complementares com as obrigatórias sempre que achar necessário.


Modelo de CBC Dividido Por Série

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Mais Diagnósticas (6º, 7º e 8º ano)

Olá Cientistas das Gerais,

Estou enviando as Avaliações Diagnósticas do 6º, 7º e 8º ano como prometido. A Matriz de Referência está no mesmo arquivo. Sintam-se a vontade em usá-las...e lembrem -se, após a aplicação temos que dar prioridade à tabulação de resultados. Anexei um modelo para vocês. Basta adequá-lo ao número de alunos, inseri-los na lista e preencher o cabeçalho. Bom trabalho a todos \o/\o/\o/\o/ 


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Avaliação Diagnóstica para o 9º ano

Olá caros colegas!!! A quanto tempo!!! Entramos em 2013 a todo vapor. E como postagem inicial ofereço a vocês uma avaliação diagnóstica do 9º ano. Como todos já sabem as diagnósticas do início do ano apresentam habilidades do ano anterior. Como assim???? É o seguinte...as avaliações para o 6º ano devem conter habilidades do 5º, as do 7º habilidades do 6º, do 8º as do 7º e assim por diante. Portanto, esta avaliação em anexo apresenta itens com habilidades do 8º ano. Observem as habilidades que inseri na Matriz de Referência. Em breve postarei avaliações do 6º, 7º e 8º ano. Abração a todos!!!  :)  :)