Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Modelos: Matriz de Referência e Mapa de Resultados

Segue em anexo um modelo de matriz de referência e um mapa de resultados, ferramentas muito úteis quando o assunto é analisar o progresso dos alunos. Em conjunto, ambos auxiliam o professor a visualizar de maneira ampla o rendimento de cada turma. A matriz de referência é um documento que antecede a avaliação e nela constam dados importantes. As habilidades anteriormente trabalhadas, tipos de questões (objetivas ou operatórias), valor de cada questão e o número de erros por exercício, são dados essenciais em uma matriz de referência. Outro fator não menos importante é o detalhamento dos descritores de Português e Matemática usados na avaliação. Seguindo a metodologia de unir, sucintamente, essas disciplinas às demais áreas, por meio de atividades de ensino ou avaliativas, ter o conhecimento desses descritores é de total importância. O uso de gráficos e outros suportes matemáticos, assim como o universo variado de gêneros textuais, compreendem alguns desses descritores. Não iremos nos ater ao ensino de Português e Matemática, nem devemos, mas sim reforçar tais disciplinas melhorando a compreensão dos alunos a essas linguagens. 
Não são todos os descritores que contemplam as habilidades do CBC/Ciências. Esse fato se justifica, devido a um grupo de descritores serem específicos das suas áreas. O uso de um gabarito na matriz de referência pode ser interessante ao professor, principalmente se todas as questões da avaliação forem de caráter objetivo (múltipla escolha por exemplo). 
O modelo de matriz anexado ao blog é mais detalhado, pois o eixo, temas e tópicos do CBC estão inseridos. Um modelo resumido, e não por isso inviável, seria aquele onde tais complementos fossem descartados, focando apenas nas habilidades, tipos de questões e seu valor, gabarito (no caso de questões objetivas), descritores e o número de erros por exercício.
O mapa de resultados é uma ótima ferramenta para se avaliar as dificuldades dos alunos. É claro que todos os professores compreendem tais dificuldades, mais o mapa facilita essa compreensão e indica o primeiro passo para se reverter esse quadro. Vale lembrar que o mapa é um documento posterior a avaliação e fazer o levantamento das habilidades não alcançadas pela maioria da turma norteia o trabalho do professor.

Matriz de Referência 
 Mapa de Resultados



segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Modelo de Planejamento Bimestral

Segue em anexo um modelo de Planejamento, onde constam todos os conteúdos, habilidades, metodologias e recursos didáticos selecionados pelo professor. Geralmente são divididos bimestralmente, mas alguns professores o fazem semestralmente ou anualmente, o que não é recomendado. Partindo do princípio que nem sempre conseguimos executar as tarefas no tempo previsto, devido a inconstância da sala de aula e a outros fatores, estendê-lo ainda mais pode ser arriscado. Alguns alunos apresentam dificuldades em assimilar as habilidades do CBC, levando o professor a revê-las no bimestre seguinte e com metodologias diferentes. Caso isso aconteça, e geralmente acontece, isso implicaria em uma falha na cronologia prevista pelo professor, se o mesmo estivesse planejado a longo prazo o que iria fazer. 


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Trabalhando as habilidades 11.0 e 12.0 no 6º ano

Os videos abaixo podem ser usados para o desenvolvimento das habilidades 11.0 e 12.0 em sala de aula. Todos eles, em conjunto, ajudam a explicar o conceito de energia, suas transformações e transferências no meio ambiente, e a importância do Sol nas teias alimentares. Podemos iniciar nos perguntando o que sabemos sobre ela e o seu impacto no desenvolvimento do homem atual. Podemos falar sobre a energia solar como fonte essencial para a existência de vida e formação de outros tipos de energia. Os vegetais como transformadores de energia luminosa em energia química e a transferência dessa energia aos demais consumidores.

Eixo Temático I: Ambiente e Vida
Tema 6: Energia nos Ambientes
Tópico 11: Transformações e tranferências de energia
Habilidade 11.0: Descrever fenômenos e processos em termos de transformações e transferências de energia.

Eixo Temático I: Ambiente e Vida
Tema 6: Energia nos Ambientes
Tópico 12: Obtenção de energia pelos seres vivos: fotossíntese, respiração celular e fermentação
Habilidade12.0: Identificar o Sol como fonte básica de energia na terra, a presença de vegetais no início das teias alimentares.

                                                       O que é energia?



 O Sol : Fonte primária de energia



    A energia e o homem - Transformações e transferências  de energia



As plantas no inicio das teias alimentares

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Atividade "Festival mais sabor 2011"


Aproveitando o período do "Festival mais sabor 2011" em Curvelo, toda equipe PIP/CBC Anos Finais elaborou uma atividade sobre o evento. Além dos conteúdos específicos de cada área, foram trabalhados os de outras disciplinas, criando assim, uma atividade interdisciplinar. O objetivo principal é demonstrar aos alunos a proximidade destas disciplinas com o seu dia-a-dia.

Abaixo segue em anexo a atividade de Ciências e o folder do "Festival mais sabor 2011".
 
  

domingo, 11 de setembro de 2011

Verdadeira obra de arte!

O dom de curar nem sempre está em medicamentos ou cirurgias.
Pode estar, literalmente, nas mãos de um artista, mesmo que esta arte não seja exposta em galerias famosas.
Nesse caso, a cura foi a devolução da auto-estima de uma garotinha. O que é maravilhoso!  

Confira as fotos.











"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade".
 
                                                                                    Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Notícias do mundo científico

O link abaixo é referente a reportagem do site "Ciência Hoje", sobre as novas descobertas em relação a idade do fóssil  Australopithecus sediba. Ele foi  encontrado em 2008 na caverna Malapa, um dos sítios arqueológicos próximos de Joanesburgo - África do Sul. Desde então vem atraindo a atenção de cientistas, que tentam descobrir se houve ou não ancestralidade entre o A.sediba, e o Homem atual.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A todos os profissionais da educação

"Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos."

"A união deve ser o passo primitivo de todo ser que necessita viver e para isso é necessário que haja participação e benevolência mútua."